Garota exemplar, de Gillian Flynn | RESENHA

01:00

O ENREDO

Amy e Nick são casados à cinco anos. Ela, protagonista de uma série de livros infantis de sucesso, ele, um escritor desempregado. Em seu quinto aniversário de casamento, ele já sabe o que esperar: um jogo de pistas que o fará lembrar de todos os momentos bons que sua amável esposa preza. Entretanto, ao receber a ligação de um vizinho dizendo que a porta de sua casa está escancarada, Nick decide voltar mais cedo do trabalho e se depara com uma cena perturbadora: sua casa está revirada, há cacos de vidro no chão e sinais claros de que houvera ali uma briga corporal. Desesperado e sem sinal de Amy, ele aciona a polícia, mas o que ele não esperava era ser considerado o primeiro suspeito.

Enquanto tenta decifrar as pistas sobre o desaparecimento de sua esposa, Nick precisa enfrentar a desconfiança de todos. Sem nenhum álibi e com os repórteres escrevendo matérias duvidosas a seu respeito, ele precisa urgentemente encontrar alguma prova de que não é o culpado, e tudo isso enquanto desvenda as pistas misteriosas deixadas por Amy que o levarão ao encontro de presente de casamento.  


NARRATIVA

Narrado em primeira pessoa, a narrativa oscila entre os pensamentos de Nick e as páginas do diário de Amy. Gillian Flynn consegue ir, pouco a pouco, instigando a curiosidade do leitor e, consequentemente, suas desconfianças. 

Assim como qualquer bom thriller psicológico, Garota exemplar consegue fazer com que o leitor se sinta um participe na história, sinta a angustia, o medo e a insegurança dos personagens. Em um dado momento, somos Nick: um marido a procura de pistas sobre sua esposa, com pensamentos e caráter duvidosos; n'outro momento, somos Amy: uma mulher cuja infância e adolescência foram copiadas em páginas de um livro e que, após cinco anos de casada, sente que seu relacionamento está desmoronando.

Para mim, o que faz um livro de suspense ser bom é a quantidade de vezes em que ele me faz ter dúvidas a respeito dos personagens e, neste maravilhoso thriller, minha dúvida crescia a cada capítulo, mudando o foco de um personagem para outro conforme novas informações e lembranças eram reveladas.

Esse foi um dos melhores livros que li do gênero, apesar do final não ter me agradado tanto quanto gostaria. Acredito que a autora quis fazer um plot-twist, o que, para mim, não deu muito certo - mas isso não faz com que eu não recomende.

Se você é gosta de um bom suspense, esse é o livro ideal para você!

EDIÇÃO FÍSICA

Gostei dos aspectos físicos da edição. As folhas são amareladas e o tamanho da fonte está no tamanho ideal (minhas vistas agradecem, intrínseca!). O espaçamento está bom, e o livro não contém nenhuma ilustração.





COMENTÁRIOS ANEXOS

"Contundente, ardiloso, arrebatador. Um livro inteligente, cheio de camadas e com personagens extremamente bem construídos" - The New York Times

"O retrato de um casamento tão aterrorizante que vai fazer você passar um bom tempo pensando em quem realmente é a pessoa que está ao seu lado na cama" - Time

''Um thriller envolvente, o retrato magistral do desenrolar de um casamento" - The New Yorker

"Engenhoso e perverso. Uma leitura de tirar o folego, Garota exemplar mostra, por meio de reviravoltas e estranhezas, as tênues relações de poder entre homens e mulheres e como muitas vezes os casais estão à mercê de forças além de seu controle" - Entertainment Weekly

"Com uma trama digna de Alfred Hitchcock, Garota exemplar vasculha os recônditos mais sombrios da psique humana. Uma leitura deliciosa, que vai prendê-lo até a última página" - People


ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA 

O livro ganhou sua adaptação para os cinemas em 2014 dirigida por David Fincher.


Este é um novo modelo de resenha que quero trazer para o blog, o que acharam? Me contem nos comentários!
Quer receber dicas de livros, filmes e séries? Então se inscreva no blog e me siga no instagram ( @blogunicornioliterario) !

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários