Escola no Paraná transforma muro em ''estante de livros'' como forma de incentivo a leitura

11:45

Já pensou em dar de cara com alguns dos melhores títulos já lidos assim que descer do ônibus, na entrada de sua escola?  Os alunos do Colégio Martin Luther, em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, saber bem o que é essa sensação.


''A culpa é das estrelas'', de John Green, ''A casa das orquídeas'', de Lucinda Riley e ''Diários de um Vampiro'', de L.J. Smith, são apenas alguns dos títulos que abitam esta ''estante de tinta'' nos muros da escola.

''A leitura leva à chave do conhecimento'', diz IIdemor Kanitz, diretor da escola que, há pelo menos três anos, organiza projetos de incentivo a leitura para seus alunos.

“Antes do muro externo, já tínhamos pintado na parte interna uma pilha de livros com uma chave do lado. Depois, vendo o muro de fora não tão bonito, comecei a pensar em algo diferente. Pesquisei e vi algo parecido em uma casa. Propus para os alunos e eles gostaram. Pedi para que fizessem uma lista de livros que gostariam de ver pintados no muro e estão lá”, explicou o diretor.
De todos os títulos, os únicos que foram escolhidos pelo diretor foram ''O Pequeno Príncipe'', de Antoine de Saint-Exupéry, e ''O Mundo de Sofia''m de Jostein Gaarder.
Após ser questionados por algumas pessoas sobre os clássicos não expostos na pintura, como, por exemplo, Machado de Assis, IIdemor diz:“Respondo que o importante é os alunos se identificarem com a iniciativa e que realmente tenham vontade de ler. E, atualmente, aqueles são os livros que a juventude está lendo. Um livro puxa o outro”.
Gostou da iniciativa deste exemplo de educador? Então compartilhe e espalhe esta ideia!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

1 comentários

  1. Oi Larissa!
    Gente que coisa mais linda!
    Toda iniciativa pra incentivar a leitura é bem vinda,principalmente com os jovens.
    Parabéns para essa escola que teve essa preocupação em incentivar seus alunos de uma forma diferente.Por mais atitudes assim!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir