[RESENHA] Conto de Dragões - Fabi Zambelli

19:27

Mariane é uma jovem normal, com uma família normal e com sonhos - aparentemente- normais. Afinal, quando se é adolescente, é normal coisas estranhas acontecerem, certo?  
Mariane sempre foi, digamos assim, apaixonada por criaturas místicas; tanto que, ultimamente, é somente nisso que seus sonhos se resumem: dragões. Ela não sabe dizer quando e muito menos como sua pequena atração por essas criaturas começaram, mas sabe que é praticamente impossível não se deixar levar pelos momentos em seu sono quando é visitada por uma delas.
Durante uma noite qualquer, Mariane tem o mesmo sonho; entretanto, este lhe parece mais real. O vento soprando por seus cabelos, o medo do desconhecido e, principalmente, a misteriosa conexão que estabelece com um de "seus" dragões lhe deixa com uma sensação diferente, como se, no momento em que acordasse, todas aquelas criaturas se tornassem tão reais quanto ela.
Assim como qualquer outra garota de sua idade, Mariane leva uma vida normal. Cursando jornalismo na PUC, uma universidade católica, a garota leva uma vida monótona ao lado de Matheus, seu melhor amigo cujo qual sente algo a mais pela garota, e suas quatro companheiras de compras; Karen, Kelly e Laura. Sua vida se resumia a isto: acordar as segundas-feira com seu mal-humor matinal, passar horas descansando no ônibus, ir para faculdade, trabalhar e em seguida, voltar para casa; essa era sua rotina. Isto é, até certo garoto com olhos penetrantes invadir sua vida e vira-la de cabeça para baixo.
Andrey esconde segredos. Ao contrário da maioria, seus segredos não se resumem a coisas rudimentares, mas sim a algo complexo e de difícil compreensão. Alto, porte atlético, cabelos castanho-escuros com fios ruivos e olhos incrivelmente azuis puxados para o verde, não se sentir atraída por alguém como ele era quase como uma missão impossível; e, para o azar - e sorte- de Mariane, ela perdeu esta missão.
O enredo começa a se desenvolver assim que Mariana recebe uma ligação misteriosa feita por ninguém mais e ninguém menos que nosso querido Andrey, deixando-a confusa e irritada com a confissão que o mesmo lhe faz. E, como se não bastasse atormenta-la com telefonemas anônimos, o garoto resolve segui-la na universidade apenas para ter o prazer de vê-la aflita enquanto tenta decifrar quem é o dono da voz misteriosa.
Quando Andrey finalmente se apresenta e confessa que é o autor do que a garota chama de ''trote'', ele abre o jogo e revela suas reais - ou pelo menos, parte dela- intensões. Acontece que o destino de ambos estão entrelaçados e que, independente da escolha e vontade de Mariane, ela é a destinada para ser sua companheira. Porém, o que ele esqueceu de mencionar é que, ser sua companheira predestinada, inclui ser a peça chave de uma grande guerra envolvendo seus mundos.
Assim como qualquer guerra, esta não será nada fácil. Os giants, criaturas místicas e com o mal correndo por seus sangues, tentam a todo custo derrubar a raça dos dragões nem que, para isso, precisem convencer todos os humanos de quem é o inimigo.
E como se todo esse clima de guerra não fosse o bastante para Andrey e sua família lidar, ele ainda terá que enfrentar a fúria de Matheus, que procura vingança por uma maldição lançada sobre sua família a séculos atrás.
A estória é narrada em terceira pessoa e, apesar de ter demorado na leitura por conta de alguns probleminhas, ele foi simplesmente a MELHOR leitura deste ano! Perdão á todos os outros autores que fizeram parte da minha lista de leitura, mas, é impossível descrever meu amor por este livro!
Uma das características que mais gostei no livro foi o fato de que a autora usou cenários brasileiros ao invés de transformar a obra em algo ''estrangeiro''. Um bom exemplo disso é o fato de que Mariane cursa jornalismo na PUC - uma universidade católica- que, de fato, existe. 
Algo que não posso deixar em branco e que surpreendeu até a mim mesma foi que (momento apreensão)... me apaixonei pelo vilão! Não sei se essa foi a real intenção da autora quando criou Giulian, mas, assim que o conheci, foi amor a primeira vista (ou seria a primeira leitura?).
Mariane e Andrey são simplesmente apaixonantes! Ao contrário dos clichês, onde o protagonista é o indomável badboy que muda sua conduta e revê seus princípios  em função de seu amor pela mocinha, Andrey não é nada disso; muito pelo contrário, ele sempre se manteve fiel perante sua atração por Mariane, até antes mesmo de realmente conhece-la.
Mariane é gente como a gente! Na maioria dos livros deste gênero, a mocinha é, normalmente, uma garota solitária e cheia de problemas internos causados pela falta de carinho e compreensão familiar; mas não aqui. Mari não é solitária, anti social e, muito menos perturbada (ok, talvez um pouquinho. Afinal, quem é louca o suficiente para dispensar um cara com um tanquinho carisma como o de Andrey?). Assim como qualquer garota de sua idade, ela gosta de sair com as amigas, dormir até tarde e, é claro, curtir as coisas boa da vida. 
O livro é incrivelmente bem escrito e cheio de detalhes. A obra faz parte da coletânea ''Talentos da Literatura Brasileira'', da editora Novo Século e é a primeira obra publicada pela autora!
Além de me apaixonar pela escrita da autora, também me apaixonei pelos detalhes da impressão do livro que, sinceramente, ARRASARAM. A fonte usada na lombada, na orelha do livro, contra capa e no títulos dos capítulos é simplesmente maravilhosa! Não tenho muitos livros da editora Novo Século, mas, se todos forem assim, não vejo a hora de adquirir mais alguns.

Tá esperando o que para adquirir o seu exemplar?
Compre aqui: Americanas | Editora Novo Século | Submarino

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

22 comentários

  1. UAL! Fiquei muito curiosa pra ler esse livro, não é um dos meus gêneros favoritos, mas me encantei pela história e pela personagem <3 Boa indicação!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas parece ser bem legal, vou procurar depois. Também estou lendo Depois de você, faz resenha dps haha
    Parabéns pelo blog, beijos.
    www.santtavaidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de você está na minha lista também! Haha bjs ♥

      Excluir
  3. A proposta me parece muito familiar. Parece uma releitura mista de alguns autores como Caldela e Spohr. Não sei definir se realmente fiquei tentada a ler. Ao meu ver parece que falta algo. Pode ser uma impressão inicial. Talvez eu devesse ler e ser se me surpreendo. De todo modo a resenha está ótima, como sempre.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que a leitura valerá a pena, e que irá se surpreender <3 Haha

      Excluir
  4. EU AMO LIVROS DE FICÇÃO/FANTASIA! Posso falar a real que você me conquistou com a resenha e sim vou ler, se bem que se quiser me dar de presente de natal, estamos ai né? huahuahauh Beijos! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BATE AQUI! HAHA <3 Se eu pudesse, distribuiria exemplares dessa perfeição para todos haha Bjs!

      Excluir
  5. Amei Amei Amei fiquei super curiosa ainda mais com uma personagem com o meu nome ai me sinto quando isso acontece kkk mto maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe isto não é uma dica do destino indicando que você irá ter uma aventura em breve? Haha

      Excluir
  6. Eu adoro livros deste gênero e este me deixou super curiosa, já me identifiquei com a personagem. Vou procurar aqui na biblioteca da minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que encontre e que goste tanto quanto eu ♥

      Excluir
    2. Espero que encontre e que goste tanto quanto eu ♥

      Excluir
  7. Não sou muito de ler, e para um livro me chamar a atenção e despertar o gosto por ler é um pouco difícil, mas confesso que me despertou um interesse nesse livro, parabéns pela resenha, adoreei! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei apaixonada por esse Andrey. Resenha muito bem feita. Deu muita vontade de ler o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Fiquei apaixonada por esse Andrey. Resenha muito bem feita. Deu muita vontade de ler o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de ler mas faz quase um ano que eu não leio nenhum livro :(
    Não conhecia esse livro ainda, mas parece que você gostou bastante da leitura. É muito legal quando a gente encontra uma obra nacional onde a história se passa no Brasil, acho super interessante.
    Espero ler algum dia esse livro :)

    Beijos!
    jesuistata.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica de livro!
    A sinopse é bem atrativa e parece ser uma história envolvente, com certeza vai entrar na minha listinha de livros para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha do livro! Dá até vergonha de falar, mas faz MUITO tempo que não pego um livro pra ler, e esse de fato despertou muito do meu interesse. Vou tentar arranjar um tempinho e procurar ele por aqui. Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Não curto livros de fantasia, mas a sua resenha está muito bem escrita e para quem gosta do gênero com certeza assim que ler ira amar e colocar na lista de leitura. sua resenha ficou maravilhosa

    ResponderExcluir
  14. Eu achei a resenha ótima. Ela disperta aquela curiosidade de saber o pq daquilo e como desenvolveu a história pra chegar em determinado ponto.
    Achei muitoo interessante o cenário ser nacional também.
    Gostei muito!! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro mas parece ser bem interessante, eu adoro livros fantasioso, fiquei muito curiosa, vou ver se encontro por aqui. Ótima resenha.

    ResponderExcluir