[RESENHA] O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

15:20

''E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.''
Desde os tempos antigos, milhares de teorias e conspirações sobre o fim do mundo ficaram conhecidas - fossem elas criadas por cientistas ou religiosos. Uns diziam que o mundo acabaria em água, outros diziam que tudo acabaria em fogo; era impossível se decidir sobre apenas uma, todas eram igualmente assustadoras e um pouco irreais. 
No começo do livro o autor nos apresenta as mais variadas teses sobre o que levaria a humanidade ao seu último suspiro, e ainda nos presenteia com - o que eu acredito- seja sua visão sobre o final dos tempos. Esta última se baseava no livro Apocalipse, presente na Bíblia, que assimilava o fim do mundo á um planeta distante e nunca antes visto intitulado Absinto.
Cientistas então começam a perceber a aproximação de um planeta desconhecido e que até então nunca havia sido estudado - o problema? ele vinha em alta velocidade em direção a Terra. De todos os lugares do mundo comentários e burburinhos começam a surgir: seria aquele o planeta citado na Bíblia? Seriam aqueles os últimos dias de vida no planeta?
E é a partir daí que a história começa.
Ivan e Estela estão preocupados. Algo na declaração dos cientistas os deixaram ansiosos  e temerosos - não apenas por suas vidas, mas as de seus filhos. Quando chegado o tão esperado - e ao mesmo tempo, assustador- dia em que o suspeito planeta faz sua passagem pela Terra, uma onde de alivio se instala em seus peitos: tudo iria voltar ao normal. Entretanto, apenas algumas horas depois, eles se deram conta de que nada sairia como esperavam.
Pessoas começam a cair no chão e a perderem seus sentidos. O silencio de instala. O que havia acontecido? Seria um vazamento de gás? Um atentado terrorista? Ou seria pura e simplesmente o calor alarmante que fazia ali? Mas não fora preciso esperar muito pela resposta, pois assim que o primeiro corpo de ergueu, sem vida, sem respirar e com uma fome insaciável por carne humana, Ivan já sabia: aquele seria o fim da humanidade. 
Determinado a salvar não apenas a si, mas toda sua família, Ivan entra em uma constante luta para achar o local ideal - ou, em via das circunstancias, com a máxima segurança possível- para esconder-se. 
O enredo se passa quase que totalmente em solo brasileiro, tirando algumas passagens por outros países onde o autor nos mostra a morte trágica de grandes líderes mundiais ligadas á ''praga'' - incluindo a morte da ex-presidente Dilma Rousseff.
Uma história assustadora - mas ao mesmo tempo instigante e que te deixa vidrado do começo ao fim.
Sabe aquele momento em que você acaba de ler um livro e fica minutos olhando para a última página enquanto pensa ''puta merda, o que foi isso?''. Pois é, estou exatamente assim neste exato momento. 
Esse foi, com toda a certeza, um dos livros do gênero que mais mexeu comigo - e com meu frágil emocional de garota medrosa. 
Em alguns pontos o livro me lembrou de outra grande obra ''Caixa de Pássaros'' (clique aqui para ler a resenha). Todo o empenho e a preocupação que o protagonista tem para salvar não apenas a si, mas toda a sua família de um mal que atinge a todos é simplesmente admirável e me fez lembrar de Malorie. 
Uma das coisas que me fizeram cair de cara na leitura foi o fato do autor expor diversas teorias sobre como o mundo - provavelmente- iria acabar, ao invés de deixar o autor ''nadando'' na história, sem entender o que aconteceu. 
A leitura é fluída e rápida, apesar que, em algumas cenas, é quase impossível de se conseguir ler tamanha violência. 
Se você gosta de zumbis, sangue e muita ação (com aquela pitada de heroísmo é claro!), então você PRECISA ler esse livro!

Dica: Se você for um bebê chorão como eu, não leia em plena 3Hrs da manhã em um quarto escuro. Isso pode te deixar um pouco paranoico .  

Conheça mais sobre essa incrível série clicando aqui!
Adquira seu exemplar: Amazon | Estante VirtualSaraiva.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

18 comentários

  1. Parece ser super apocalíptico esse livro! Confesso que não costumo ler muito esse gênero literário, mas a historia parece ser bem interessante! Adorei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este foi meu primeiro livro do gênero, e, acredite, mudou minha opinião sobre o mesmo Haha
      Obrigada <3

      Excluir
  2. Não curto muito ler livros de violência, mas esse me deixou bem curiosa. Está na minha wishlist <3

    ResponderExcluir
  3. Sou bebê chorão! Kkkkk
    Ai meu Deus, sua resenha foi ótima, expressa bem a ideia do livro, mas não é pra mim esse tipo de literatura, confesso!

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da sua resenha.
    Não curto muito livros assim, mas...
    Parece ser bastante interessante! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito chegada a esse tipo de livro haha
    Até porque sou fã de The Walking Dead e tudo que envolva zumbi me atrai :)
    Amei sua resenha e se eu tiver oportunidades de adquirir esse livro eu vou.
    Você escreve muito bem e eu sou EXTREMAMENTE apaixonada pelo seu Blog kk te sigo por outro, mas agora que resolvi finalmente criar o meu literário já estou te seguindo.
    Um grande beijo e que você tenha muito sucesso, pois merece!

    www.literaturaa3.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Menina vou ser bem sincera não gosto deste tipo de leitura, mas sua resenha foi bem completa. Acredito que quem gostar do gvai se identificar.

    ResponderExcluir
  7. Menina kkk, só a capa dele ja da um medo danado de ruim, eu gosto muito de coisas do tipo de terror e como o livro, mas cinceramente, da muito medo só de ver kkk suas resenhas como sempre sao otimas Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Realmente, as capas são de dar calafrios Haha

      Excluir
  8. Não gosto desse tipo de leitura, confesso que violência me revira o estômago e não consigo ler por muito tempo (frescura talvez). Mas achei sua resenha ótima e bem interessante a história do livro.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e já estou mega curiosa para ler o livro! Parece ser MUITO bom, adoro livros assim.

    Beijos,
    http://lipstickandpolaroids.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando as suas resenhas, eu que não gostava muito de ler, (confesso) rsrs tenho me interessado em ler alguns livros que vi aqui! Estou adorando seu blog.
    E também uma amiga minha é escritora no Wattpad, foi assim que comecei a me interessar pela leitura!
    Mesmo sendo um tipo de leitura diferente que costumo ler, eu gostei porque a forma que resenhou me deixou curiosa e isso é bom! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também comecei a me interessar pela leitura - tirando os HQs- quando conheci o wattpad Haha
      Obrigada <3

      Excluir
  11. Não curto muito esse tipo de livro rsrs mais sua resenha é ótima , não é muito pra mim mas acredito que tenha várias pessoas que se identifique pq é interessante . Parabéns . E um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Que capa mais assustadora, fiquei com medo só de olhar haha Confesso que nunca li nenhum livro do gênero pois fico sem dormir à noite haha Sua resenha foi muito bem escrita. Pra quem gosta vale a pena a leitura. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Por mais que eu goste mais de romances e ficção e não tenha o costume de ler esse gênero literário, eu fiquei muito curiosa em relação à história! Sério!
    Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro e conhecer mais sobre o enredo!
    Amei sua resenha e achei seu blog uma graça!
    Bjs

    ResponderExcluir