[RESENHA] Chiclete pra guardar pra depois - Andreia Evaristo

10:35

37 textos. 37 sentimentos. 37 sensações que remetem a relembrar do passado e pensar no futuro. 

Andreia Evaristo fez um mix todos as suas lições de vida e tudo aquilo de bom que tem para contar em pequenos textos recheados do bom e velho humor, e que nos levam a refletir em como a felicidade pode estar presente nos momentos mais inesperados e simples do nosso cotidiano. Mascando um chiclete, comendo os chocolates da páscoa, ou até mesmo na compra de uma chaleira nova - que ficará guardada com tantas outras em um armário para exibição.

Com a escrita simples e de fácil leitura, Chiclete para guardar pra depois é um livro que fale sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo. Sobre o passado e sobre o presente. Sobre amores e separações. Sobre a adolescência e tudo o que perdemos ao final dessa fase. Mas afinal, isso é a vida: fases - algumas são boas, outras nem tanto. E é exatamente sobre isso que o livro fala. 


Primeiramente eu gostaria de parabenizar a autora por todo o cuidado da edição do livro! Apesar de ser o menor livro da minha estante, e o com menos páginas, ele é um dos mais fofos que já recebi. 

A escrita da autora é leve e fácil, além de não conter nenhuma palavra de baixo-calão e não conter erros de ortografia, assim como também não há palavras repetidas na mesma frase/parágrafo - o que, infelizmente, tem acontecido muito em alguns livros e que acabam passando na hora da revisão. 

De todos os textos, os que mais gostei foram Adultescência, Chiclete para guardar pra depois e Tudo que há pra viver

Aqui vai um pequeno trecho que me tocou muito e que, infelizmente, é uma realidade nos dias de hoje.

''O câncer é um vilã maldoso, principalmente com as mulheres. Rouba-lhes o sopro de esperança. Depois, leva seus cabelos - esses mesmos cabelos que são motivo de vaidade e competição feminina desde a mais tenra idade. Depois, leva a vitalidade, o sorriso do rosto, a força de seguir adiante. Ainda assim existem mulheres-maravilha, que não se deixam abater, que não desistem, que não largam o osso. Agarram-se a cada quinhãzinho de vida que lhes é oferecido, porque entre não saber o que virá depois, é mais fácil viver tudo o que puder agora, mesmo com dores no corpo e na alma, mesmo com o coração dilacerado e com a vida se esvaindo dos dedos como areia fina da praia." - página 32.


Devo dizer que gostei muito do tipo e tamanho de fonte usado na impressão do livro ( minha miopia agradece haha), além do tipo de papel usado na impressão. Entretanto, acho que o espaçamento entre o início da folha e a escrita deveria ser maior, pois em algumas página - especificamente nas últimas- é preciso dar uma dobradinha para se conseguir ler melhor. 



O livro ainda conta com duas ilustrações que ocupam duas páginas do livro cada.



Ficou curioso sobre o livro? Adquira seu exemplar direto com a autora!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

16 comentários

  1. Adorei!
    Sua sensibilidade para ler e analisar meu livro me encantou.
    Parabéns pela resenha.
    Beijo grande no coração.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa e desenhos!
    Parece ser muito legal!
    Vou dar uma lida, sucesso!

    ResponderExcluir
  3. É muito gostoso quando a gente se identifica com um livro a ponto de ser prazeroso e fácil lê-lo, né? Fiquei super curiosa!
    Sucesso no blog <3

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Lari, adorei a sua resenha! Faz muito tempo que eu não leio nada, estou precisando muito e fiquei super curiosa com esse livro agora, rs!

    Parabéns pelo blog, adorei!
    http://www.4girlsstore.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro parece lindo! E penso como você: "isso é a vida: fases - algumas são boas, outras nem tanto". Amei a resenha, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Kkk adorei muito♥👏
    Eu quero ler esse livro, o nome já me conquistou kkkk!
    Amei os desenhos do livro, a capa tudo kkk

    ResponderExcluir
  7. Olá Larissa, que resenha boa de se ler, parece bem legal o livro. Nesse trecho que você colocou do livro, sobre o câncer, a personagem passa pela doença? Achei bem tocante!

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  8. Que amor! Eu adoro ler e adoro conhecer livros novos também! O livro parece ser bem legal, mas o que mais me chamou atenção mesmo foi as ilustrações! <3 <3 Deixa o livro super divertido, sem contar que adoro ilustrações! Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  9. Gente que fofo só a capa desse livro já me deixou curiosa pra ler, pelo que você fala o assunto dele deve see muito interesente, presente passado e amores, isso é tão bom, voou ver se consigo baixar ele. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei bem engraçadinho esse título haha. Parece ser aquele tipo de livro que a autora quer "bater papo" com a leitora. Li muito poucos assim, mas foram muito legais e diferentes da maioria que leio (é bom mudar um pouco as vezes rs). Muito legal sua resenha, parabéns!

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro é lindo, parece ser bem legal mesmo.
    E o bom é que as letras são grandes, então mesmo para quem não curte muito ler acaba rapidinho.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e nem a autora. Confesso que com a citação que trouxe me deixou com o famoso gostinho de quero mais e que preciso ler esse livro e conhecer essa autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai que livro bonitinho, amei desde a capa, conteúdo e essas ilustrações dentro do livro, super diferente <3 Confesso que não conhecia o livro e nem a autora, mas já vou adicionar na minha listinha do skoob <3


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o título do livro. E achei curioso vc dizer que elefala sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo. Fiquei curioso. hahaha Beijos

    ResponderExcluir