[Resenha] Despersonalização - Daiana de Azevedo

15:42

Despersonalização- o que é isto? Alguém aí sabe?

Se você tomar 15 segundos de seu precioso tempo e coloca-lo no campo de pesquisa do Google, o resultado será este:
  • psicop processo psíquico no qual surge a impressão de que se é estranho a si mesmo, de que o sentir e o agir carecem de participação ativa, efetuando-se de modo quase automático; ocorre tb. a sensação de que o corpo ou algumas de suas partes não formam uma unidade [Esp. presente na esquizofrenia.].
A resposta teórica parece simples, pequena e algo irrelevante; algo que se pode ignorar ou varre-lo para debaixo do tapete. Mas na prática é algo que, assim como qualquer outra doença psíquica, deve ser tratada com cuidado e levada a sério.
Confesso que foi um tanto trabalhoso conseguir realizar esta resenha; tanto pela falta de conhecimento sobre o assunto, quanto pelo fato da história ainda estar rondando minha mente.
O conto descreve as sensações e os sentimentos que atuam na mente do protagonista cujo nome não é citado na obra, sendo assim, vamos chama-lo de Sr.X.
Sr.X é um adulto desempregado e divorciado que a pouco descobriu-se com um problema mental: a Despersonalização. Tudo o que se passa ao seu redor - pessoas, acontecimentos, catástrofes- é como se fizessem parte de um filme no qual ele é o telespectador. 
Com os sentimentos incertos e medo do que isso pode acarretar à sua vida futuramente, Sr.X se vê obrigado a procurar um psiquiatra na intensão de reconquistar o controle de sua vida e a verdadeira felicidade - que, em seu ponto vista, é impossível.
Um conto que não lhes serve apenas como entretenimento, mas como alerta para aquelas pequenas mudanças que nem mesmo conseguimos captar em nossos sentidos, mas que fazem toda diferença na hora de identificarmos estes transtornos.

O livro foi escrito pela blogueira e escritora Daiana de Azevedo e pode ser encontrado em e-book no site da Amazon (adquira aqui). Quer saber mais sobre este conto? Então acesse e curta a página no facebook.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

1 comentários

  1. Adorei sua resenha, principalmente o fato de ter pesquisado no Google a respeito e ter percebido o quanto ainda precisamos se aprofundar mais no assunto para entender realmente o que se passa com as pessoas com esse transtorno. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela sua resenha .

    www.daiazevedo.com

    ResponderExcluir