Como criar um plano de estudos

17:43

Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?
Como alguns de vocês já perceberam, venho estando meio ausente no blog por motivos de ( momento suspense): estudos. Este ano (2017) comecei a faculdade, o que significa que mais da metade do meu tempo em que não estou em aula, estou revisando algum conteúdo que foi passado na mesma. 

Uma das primeiras percepções que tive assim que comecei a faculdade é que, quando estava no colegial, eu não sabia estudar; quando digo isso, não estou dizendo que minhas notas eram baixar e que eu não aprendia em sala, mas sim que o conteúdo que me era passado era raso e de fácil entendimento, tanto que, para tirar notas altas, eu sequer precisava tocar nos livros sem ser em sala. 

Seja para estudar para as provas da faculdade, para um concurso, ENEM ou vestibular, ou até mesmo para aprender uma nova língua, o plano de estudos é sempre necessário, pois nos permite a organização necessária para conseguirmos alcançar nossos objetivos. 


Para começar a criar seu plano de estudos, é preciso definir seus horários fixos e que fazem parte de sua rotina, cujos quais não podem ser alterados. Exemplo: das 17:00 hr às 23:30 meu tempo está ocupado, pois este é o horário onde estou indo e participando das aulas da faculdade, sendo assim, não pode ser alterado. 


Lembrando que, por mais que você queira alcançar seu objetivo, é mais do que recomendável que você reserve horários vagos para que possa relaxar, pois se sobrecarregar só fará com que sua mente fique cansada e você, consequentemente, mais estressado. 

Separe as matérias das quais você precisa estudar e as divida durante a semana, dando mais espaço para as quais você possui mais dificuldade e/ou as cujo conteúdo são mais extensos e complicados.

Para criar meu plano de estudos utilizei a planilha do Microsoft Excel, mas caso você não se familiarize com o programa, você pode optar por criar a sua em programas de edição de imagem, como o Photoshop ou o PhotoScape, por exemplo.


Agora, basta tentar seguir nosso cronograma ao máximo e edita-lo caso mude de ideia ou precise alterar sua rotina!
Para mais dicas de estudos e organização, siga nosso instagram!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 comentários

  1. Adorei as dicas, procuro sempre por coisas relacionadas a estudos. Blog lindo, parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir