4 motivos para ler livros nacionais

06:57

Se eu fizesse a seguinte pergunta: ''Quem aqui gosta de ler?'', obviamente, todos os leitores balançariam suas cabeças como sinal de concordância e logo suas mentes seriam bombardeadas de imagens e títulos de suas obras prediletas. Porém, se eu refizer a mesma pergunta com a seguinte alteração ''Quem aqui gosta de ler nacionais?'', uma grande parte ficaria imóvel e se perguntando ''Ei, isso é sério?''. Porque sim, meus queridos, infelizmente, ainda há uma grande parte de leitores que desconhecem da literatura nacional; as vezes, por falta de interesse nos títulos, por não ter encontrado aquele livro ou aquele autor ou, até mesmo, por simples preconceito.

E é por este simples - mas extremamente importante - detalhe, que muitos de nossos autores só se tornam conhecidos depois de anos de trabalho duro ou, na pior das hipóteses, deixam de lançar seus livros em formato físico pela baixa procura das obras.

Por este motivo, trago-lhes aqui 5 motivos que comprovam que você PRECISA ler livros nacionais.

Disponibilidade.

Quando você entra em uma livraria (seja ela física ou online) é mais do que óbvio que achara um enorme arsenal de títulos de diferentes autores. Entretanto, se estiver com dificuldades para achar algum título em especial e nacional, e ele estiver em falta, você pode adquiri-lo direto com o autor (a) - na maioria das vezes- e além de vir autografado, você ainda pode bater um papo com aquele que o escreveu! Afinal, tem coisa melhor que discutir sobre as peripécias de um protagonista com aquele que o criou? Exatamente: Não.


Preço

Aqueles que são loucos, viciados, fissurados e tudo mais que termina com ''ados'' quando o assunto são livros, sabe que esse vício pode nos causar alguns apertos no bolso, pois é claro que não podemos comprar apenas um livro, ainda mais se estiver em promoção! Afinal, que monstro seriamos nós se levássemos o primeiro volume daquela série, e deixássemos o segundo para trás? Não, temos que levar a família inteira, e aquele outro também, afinal, é da mesma autora e ele poderia ficar chateado por não ser o escolhido, né? 

Deixando as divagações para lá, vamos focar naquilo que mais nos atrapalha na hora da compra: o preço; se bem que, se pensarmos bem, até que vale a pena estourar o limite do cartão de crédito se o livro valer a pena e vir com aquela dedicatória fofa. Entretanto, é do conhecimento de todos que os livros nacionais, em sua maioria, são relativamente mais baratos que os estrangeiros e, por isso, vale muito a pena arriscar a compra daquele título que todos desconhecem, mas que pode se tornar o seu favorito.


Atenção.

Não sei quanto a vocês, mas ''feliz'' se torna um adverbio fraco quando se é usado para descrever o que eu sinto quando algum autor do qual admiro lê uma de minhas resenhas, ou, melhor ainda, as elogia! É pura euforia explodindo de dentro para fora quando isso acontece! E é por isso que os autores nacionais merecem um espaço espaço na sua estante; eles, em sua maioria, sempre agradecem por meio de redes sociais o carinho de seus leitores. 

Agora me diz, precisa de mais motivos depois disso? A resposta correta seria ''não'', mas lhes darei mais um pelo simples fato de me sentir inspirada ( isto é a junção de muita cafeina com chocolate).


Retribuição.

Último, mas não menos importante, este é um dos motivos pelos quais me tornei apaixonada pelos nossos autores: a retribuição. Sabe aquele ditado que diz ''É preciso dar, para receber''? Pois ele se aplica - e muito- quando o assunto é este. 

O que mais encontramos em grupos de leitura ou nos próprios perfis dos autores em suas redes sociais, são posts de agradecimento e sorteios destinados aqueles que o acompanham nesta incrível e difícil jornada. Além de posts super atenciosos, os autores muitas vezes parabenizam seus leitores com mimos. 

Depois de todos esses motivos, está mais do que na hora de dar um exemplo, não é?

Então aqui vai alguns dos nacionais que li - e recomendo. (Clique nas imagens para saber mais sobre cada obra).


       

          


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

6 comentários

  1. Falou e disse Larissa! Os autores nacionais são mega fofos e super acessíveis na grande maioria! Fazemos muito gosto de retribuir os comentários e bater um papo legal com os leitores sobre os personagens. Eu amooooooooooooooooooooooo <3

    ResponderExcluir
  2. Sempre li nacionais, porque gosto de reconhecer lugares e costumes do nosso país, mas eram livros de autores ja consagrados e alguns ja até falecidos. Agora com a Internet, tenho tido mais conhecimento de livros nacionais com autores contemporâneos e feito amizades com alguns deles é só tenho elogios e coisas boas pra falar de todos e os livros são muito bons.
    A propósito, já li Pirados e adorei, conheci a Camila, através das redes sociais e ela e maravilhosa!
    Agora vou procurar os outros livros que vc indicou.

    ResponderExcluir
  3. Sempre li nacionais, porque gosto de reconhecer lugares e costumes do nosso país, mas eram livros de autores ja consagrados e alguns ja até falecidos. Agora com a Internet, tenho tido mais conhecimento de livros nacionais com autores contemporâneos e feito amizades com alguns deles é só tenho elogios e coisas boas pra falar de todos e os livros são muito bons.
    A propósito, já li Pirados e adorei, conheci a Camila, através das redes sociais e ela e maravilhosa!
    Agora vou procurar os outros livros que vc indicou.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que vocês leem nacionais! Escrevemos para dar alegrias aos nossos leitores. Super obrigada!
    Larissa, você é mega talentosa!!!! Amo seu blog!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em saber que vocês leem nacionais! Escrevemos para dar alegrias aos nossos leitores. Super obrigada!
    Larissa, você é mega talentosa!!!! Amo seu blog!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, super parabéns pelo post. Eu também valorizo muito os autores nacionais, famosos ou desconhecidos. Quanto aos preços, acho uma injustiça que um autor nacional, que lutou muito pela publicação de sua obra independente, veja o preço do seu livro tão caro nas lojas. É quase uma competição desonesta. É uma pena porque temos tantos talentos que merecem ser lidos.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir