Leitores de romances vivem mais

15:44

Não importa o título ou o nacionalidade da obra, ler livros de romances nos ajudam a viver mais. De acordo com o Social Science and Medicine, os leitores deste gênero literário vivem, em média, dois anos a mais em relações aqueles que não possuem este hábito. Lembrando que ler revistas e jornais também nos trazem benefícios para a saúde, mas nem tantos.


Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisarem informações sobre o estado de saúde e os hábitos de leitura de 3.635 pessoas nos Estados Unidos - todas com a faixa etária de, no mínimo, 50 anos de idade. Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que não tinham o hábito da leitura; aqueles que dedicavam até três horas e meia na semana para ler algum livro; e, por último, aqueles que dispunham de mais de três horas e meia por semana para ler.
Ao sair o resultado, adivinhem? Aqueles que dedicavam seu tempo para leitura viviam, em média, dois anos a mais do que aqueles não leem. A pesquisa também confirmou que o risco de morte é 23% menor para aqueles que possuem o hábito de ler.
Apesar de não conseguir explicar o motivo desta relação, Becca Levy, autora do estudo, afirma que as pessoas que relataram usar apenas meia-hora de seu tempo livre para leitura por dia tinham maior probabilidade de sobrevivência do que aqueles que não liam nunca. 


''Essa vantagem permaneceu mesmo após ajustes para renda, educação, capacidade cognitiva e outras variáveis. Estes resultados sugerem que os benefícios da leitura de livros incluem uma vida mais longa para lê-los'', disse a autora.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários