[RESENHA] Tudo é possível - Carlos Henrique de Oliveira

17:39

O livro conta a história de várias pessoas que, ao longo da trama, vão se cruzando.
Logo no primeiro capítulo conhecemos Maria Tereza, uma mulher de meia-idade que está aos prantos chorando pela morte de sua filhe predileta, Luciana, que fora assassinada pelo ex-namorado depois de ser dispensado pela mesma. Tereza se sente arrasada e não vê a hora de por um fim naquele que destruiu a vida de seu bem mais precioso - e é com estes pensamentos que o autor nos leva á anos antes do acontecimento.
O autor nos teletransporta para o ano de 1979, anos antes de Luciana nascer, quando Maria Tereza acabara de se unir a Alfredo em um casamento sem amor. Naquela época era comum as famílias de classe alta se unirem através do  matrimonio para manterem-se ricos e subirem ainda mais na escala da alta sociedade. 
Durante uma festa realizada por seu amigo Luís Cândido, Alfredo conhece Albertina, esposa do mesmo, com quem sente uma enorme química - que, por sinal, é reciproca. Alfredo logo dá uma jeito de se encontrar a sós com a moça, e em seguida começam um relacionamento extra conjugal.
Maria Tereza começa a desconfiar do marido e logo descobre da traição que vem acontecendo ao longo de meses; tomada pelo ódio, ela decide se vingar e acabar com o romance de ambos, ainda mais quando descobre que Albertina está gravida. 
Luís Cândido, ex-marido de Albertina e ainda apaixonado pela mesma, se junta a Maria Tereza para roubar o bebê após o nascimento como modo de vingança, mas as coisas não saem como esperado quando uma empregada escuta toda a conversa sobre o crime e decide alertar Albertina; ela conta com a ajuda de uma amiga para tentar comprar seu filho, em uma tentativa realizada com sucesso para enganar Tereza.
A partir dai uma sucessão de acontecimentos (que não citar pois seria spoiler) fazem com que Albertina e Alfredo voltem para seus antigos parceiros e sigam suas vidas separadas. Maria Tereza, tempos depois, engravida e dá a luz a gêmeas: Luciana e Cristina - que, por sinal, será uma das personagens mais importantes do livro. 
Ao contrário da irmã, que é irritantemente dependente da mãe, Cristina é auto-suficiente, inteligente, corajosa e possuinte de um dom: ela consegue ver e conversar com espíritos que ainda habitam nosso plano. Este dom é visto como algo ruim por Maria Tereza, pois o mesmo permite que a garota consiga ler alguns de seus pensamentos, fazendo-a temer que a filha descubra seus podres.  
Luciana, que é a filha predileta e manipulada de Maria Tereza, é forçada a um relacionamento com o filho de ninguém mais e ninguém menos que Albertina e Luís Cândido; filho adotivo do casal após a possível ''morte'' da criança gerada por Albertina em seu relacionamento extra conjugal (é, eu sei, a estória é bem complicada). Acontece que, este rapaz, levado por pensamentos negativos e encaminhado por espíritos malignos, acaba nutrindo uma paixão doentia por Luciana, o que, como citado no primeiro parágrafo, a leva á morte.
E agora, voltando alguns capítulos, vamos falar sobre Rômulo. Lembram-se do bebê que havia sido criado por outra mãe, para que Albertina conseguisse salvar o filho das mãos de Tereza? Pois bem, é exatamente dele que iremos falar de agora em diante. Louise (nome aderido de Rômulo desde que se aceitou como trans) sempre sofreu preconceito e reprisarias dos pais por seu comportamento diferente; desde pequeno sempre fora ''delicado demais'' para um garoto. Suas expressões, sua voz e até mesmo seu modo de andar e comer incomodavam á seu pai, que fazia questão de deixar claro o incomodo que o filho lhe causava. 
Faltando apenas dois anos para completar a maioridade, Rômulo decide se assumir quem é e vive um romance com Denizarth, um jornalista recém formado que conhecera o garoto quando o mesmo estava transformado em Louise, durante uma festa.
A partir daí, a trama se transcorre em descobertas de personalidades, sexualidade e em como a espiritualidade pode ajudar alguém a se redimir - não apenas consigo mesmo, mas com o próximo.
Uma estória que trata de preconceito, sexualidade, violência e, acima de tudo, sobre o que cada um de nós é possível de fazer para chegar onde queremos.
É incrível como que, há um ano atrás, a ideia de ler um romance (ou qualquer outro gênero) espírita, me fizesse entortar a boca e ficar um pé - ou os dois- atrás; mas hoje, depois de terminar minha terceira leitura do gênero, tenho a plena certeza de que esse é um dos melhores gêneros que já li.
Apenas lendo o título já podemos imaginar qual a mensagem principal que o autor tenta nos passar. Tudo é possível é uma estória inspiradora e que deveria ser lida, principalmente, por aqueles com mentes fechadas. Ele trata de assuntos sérios de forma que nos obriga a refletirmos sobre nossas ações, pensamentos e sobre aquilo que somos. 
Uma das características que mais me agradaram no livro, além da capa magnífica, foi a construção dos personagens - principalmente a de Rômulo. Carlos Henrique conseguiu construir um dos melhores - e mais reais- personagens transsexuais da literatura nacional.
Assim como todos os livros lançados pela editora, este também nos trás um mar de reflexões. Ele nos mostra que, por mais que nossos objetivos e sonhos pareçam distantes e inatingíveis, é mais que possível ultrapassa-los. Com um pouco de fé em si mesmo e aquela dose de  auto-estima, somos capazes de tudo.

Adquira seu exemplar: Saraiva | Vida & Consciência

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

14 comentários

  1. Amo literatura desse gênero! Adorei sua resenha, me chamou muita atenção e despertou a curiosidade pra ler! parabéns pelo blog, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha.
    O livro parece ser bastante interessante.. Gostei da reflexão que o livro trás para nós. Enfim, nada é impossível.

    ResponderExcluir
  3. Uau amei a resenha, já quero muito ler o livro fiquei super interessada na história.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha dese livro, ainda nao conhecia , porem achei bem interessante a proposta desse livro, pois gosto de livros com esse tema abordado.
    beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, nunca tinha ouvido falar desse livro, vou tentar acha-lo para ler e parabéns pela resenha citada acima.

    ResponderExcluir
  6. Você lê livros que eu nunca ouvi falar, isso é ótimo porque dá conhecimento a outras pessoas desses títulos. Esse livro parece ser ótimo e mais uma vez a sua resenha foi super completa, adorei, parabéns <3

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha nunca tinha ouvido falar desse livro mas fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro.
    Parabéns

    Eliane Thati Borges

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas estou encantada pela premissa. O livro parece excelente, já foi para a minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha.. me atraiu e me deixou encantada.. amei a dica....
    vou esta incluindo na minha listinhaaaa

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Ainda não conhecia esse autor, mas depois de ler o post fiquei morrendo de vontade de ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, ainda não conhecia este autor, gostei que quero ler mesmo este livro . Super beijo da Luma 😘

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. O livro parece ser muito bom mesmo, quero super ler.

    Beijos,
    http://lipstickandpolaroids.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu adoro livros que as histórias dos personagens se entrelaçam. Adorei a resenha e fiquei super curiosa em relação aos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu amei sua resenha, já havia lido e achei magnífico!
    O livro é bem interessante e aborda um assunto bem legal e verídico nos anos passados.
    Você escreve muito bem e tem um belo talento.
    Te desejo muito sucesso!
    Beijinhuss

    ResponderExcluir