ENEM: Dicas para redação.

09:58

Faltando menos de uma semana para a tão esperada - e temida- prova do ENEM, muitas pessoas correm contra o tempo tentando recuperar conteúdos de matérias esquecidas e táticas para elaboração de uma boa redação.


A redação garante boa parte da nota que pode - ou não- garantir sua entrada em uma faculdade pública. Por isso, aqui vai algumas dicas para que você possa se sair bem nesta etapa:

  • Possíveis temas de redação.
Os temas da redação ao longo dos anos são escolhidos em meio a assuntos abordados do nosso cotidiano - acontecimentos ambientais, sociais, políticos e até mesmo culturais.

Baseando-se nisso, aqui vai alguns dos temas mais discutidos ao longo de 2016:
  • A falta de água.
  • As manifestações políticas.
  • Preconceito racial.
  • Conceito da família.
  • Dengue, Zica e Chikungunya.
  • Intolerância religiosa.
  • Justiça com as próprias mãos.
  • Desigualdade étnica e de gênero.
  • Liberdade de expressão e mídia.
  • Conteúdo.
O conteúdo de sua redação deve conter: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Além disso, não basta escrever um texto genial e cheio de ideias inovadoras, se você não ficar atento aos seguintes detalhes:
  • Ortografia.
  • Coesão.
  • Coerência.
  • Estrutura.
  • Pontuação.
  • Progressão temática.

Por mais banal que sua redação seja, se corresponder as exigências citadas acima, você poderá conseguir pontos extras e até se sair melhor na redação que seu ''amigo das ideias geniais''. 


  • Uso da norma culta da Língua Portuguesa.
A norma culta nada mais é do que a escrita formal. Ou seja, nada de abreviações e/ou gírias; releia sua redação antes de entrega-la e procure respeitar as regras da gramática e ortografia.

  • Releia antes de entrega-la.
Não importa o quão atento você tenha sido durante a escrita, releia sua redação e confira se tudo está em ordem - pontos finais, vírgulas, ortografia e pontuações.

Essas são algumas das milhares de dicas para você se sair bem no ENEM! Gostou? Compartilhe e boa sorte. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

24 comentários

  1. Essas dicas sao realmente preciosas pra quem vai fazer ENEM esse ano e já vou indicar para algumas amigas que vao fazer! Ainda bem que já passei dessa fase, porque realmente é muito cansativo né :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente; Irei fazer este final de semana, e tenho que concordar: já estou cansada :(

      Excluir
  2. Pra quem vai fazer o ENEM são ótimas dicas. Mas se levarmos em consideração que vemos muitos textos por ai com o mínimo de coesão e com um nível de ortografia abaixo do esperado, acho que é importante pra todo mundo.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas realmente são muito importantes na hora de fazer o enem, já fiz várias vezes e graças a Deus não preciso mais, amei e com certeza ajudará muito quem tiver o prazer de fazer uma visitinha em seu blog. Parabéns pela iniciativa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas, engraçado como a maioria das pessoas tem medo da redação rsrs pra mim foi a melhor parte da prova, acho que se as pessoas lessem mais não teriam tanta dificuldade em desenvolver um texto sobre assuntos do cotidiano rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando prestei vestibular a redação foi a parte mais fácil da prova! Realmente, o hábito de ler ajuda e muito na hora de escrever.

      Excluir
  5. Infelizmente não consegui me inscrever para o enem esse ano, mas ano passado eu fiz e a melhor parte pra mim foi a redação. Eu me senti muito mais tranquila porém com medo, pois sou feminista e tive que me controlar bastante para não falar demais haha, dicas super úteis e vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano passado, quando soube do tema da redação, fiquei puta da vida e mega arrependida por não ter me inscrito! Acho que iria soltar tudo o que estava entalado na garganta haha

      Excluir
  6. Ah eu já passei por essa fase, mas adorei as dicas. E deixo aqui uma ressalva para os possiveis temas de redação, adorei, acho que é bem possivel um deles ser abordado mesmo. Desejo sorte pra todos que forem prestar e parabéns pelo post que é mais tipo utilidade publica né? hauhaua <3

    ResponderExcluir
  7. Que dicas incríveis, vou repassar para uma amiga que está pilhada por já estar tão em cima da hora! Faz anos que eu não faço enem, e sei o quanto a parte da redação é tensa.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou péssima pra redação, eu até fiz um um cursinho no ano do meu ENEM, e realmente me esforcei, mas não deu muito certo, fui com uma nota boa, acho que quase em 700 pontos, mas sabe quando você não se sente satisfeito com o que escreve e realmente pensa que não sabe escrever? Sou eu mesma. Adorei essas dicas e quem vai fazer esse ano tomara que preste bem atenção nessa parte!
    Seguindo como Juliana Holdefer, segue de volta? http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse problema :/ Sempre que escrevo algo, tenho a sensação de que não está bom o suficiente e acabo entregando a prova cheia de pessimismo Haha
      Já sigo ♥

      Excluir
  9. Primeiramente quero te parabenizar por essa nova carinha do Blog, ta a coisa mais fofa <3
    Como eu queria ter essas dicas quando eu fazia as provas do enem hehe
    Iria me ajudar muito, mesmo sendo boa em relação uma dica nunca é demais.
    Amei seu post e vou compartilhar!
    Beijinhuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh obrigada <3 Confesso que também estou apaixonada XD

      Excluir
  10. Cara, eu não vou fazer enem, mas achei seu post muito válido e vai ajudar várias pessoas que ainda vai fazer! Esses temas estão bem prováveis, o negocio agora é estudar e focar para a prova!!!
    Boa sorte para quem for fazer!!

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Super inteligente e útil seu post, acredito que está fazendo um lindo trabalho ajudando as milhares de meninas que vao prestar a prova pelo Brasil!

    Gostei muito das dicas para a redação principalmente os possíveis temas!
    Eu não faço a prova mas desejo sorte a todas que vão fazer!

    Sua dica de reler a prova também é muito legal, mas confesso que eu nunca faço isso pq se eu faço quero mudar tudo que escrevi hahah

    Beijos ótimo feriado pra vc!

    http://www.amandaquerobino.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho a mania de ficar apagando e reescrevendo sempre que releio algo Haha
      Igualmente ♥

      Excluir
  12. Ameeei a sua nova logo! Parabéns! Coisa mais fofa desse mundo!! *-*
    Eu já fiz o Enem a um tempo e suas dicas são muito boas!!
    Na minha época eu foquei bastante em redação e consegui quase tirar a nota máxima! Então todo estudo vale a pena sim!! :)

    ResponderExcluir
  13. Não vou fazer Enem esse ano, mais conheço uma galera que vai, vou passar essas cias pra eles! Amei o post! Com certeza vai servir de ajuda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer enem pela primeira vez esse ano, mas só como treineira (eu ainda to no 1º médio mas já quero saber o que me espera, hahaha). E adorei esse post! As dicas são muito úteis, e é essencial focar nesses pontos dentro do conteúdo.
    Obrigada!
    Um big beijo,
    Ana do http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir