[RESENHA] Um gato de rua chamado Bob - James Bowen

16:22

''Ás vezes é preciso sete vidas para salvar uma."
E é assim, com essa bela frase de efeito escrita diretamente na capa do livro, que começo esta resenha. O motivo? Ela representa este livro melhor do que qualquer outra palavra que virei a escrever por aqui.



O livro, baseado na vida real do escritor, conta como James, um ex-morador de rua e um viciado em drogas em recuperação, consegue se reerguer e por sua vida nos trilhos com a ajuda de Bob, um gato de rua alaranjado e incrivelmente inteligente que acaba se tornando seu melhor amigo e companheiro.



A história começa com James voltando de mais um dia de trabalho nas ruas, onde consegue dinheiro enquanto toca sua guitarra pelas ruas de Londres. Entretanto, ao chegar em seu apartamento, olhos brilhantes e pelos alaranjados chamam sua atenção no corredor; um gato, aparentemente sem dono e com aparência cansada está deitado sob o tapete de um de seus vizinhos. Apesar da enorme vontade de pegar o animal e leva-lo para dentro de seu lar, o músico sabe que sua própria condição não o permite ter um animal de estimação - um ser que depende unicamente dele é uma responsabilidade que acredita não conseguir arcar em sua atual situação.

"... a última coisa de que eu precisava agora era da responsabilidade extra de um gato. Eu era um músico fracassado e um viciado em drogas em recuperação, vivendo uma existência precária em uma moradia subvencionada. Assumir a responsabilidade por minha própria vida já era algo bastante difícil."

Nos dias seguintes, após deparar-se inúmeras vezes com o gato sentado sob o mesmo lugar em que o encontrara noites atrás, James decide que precisa fazer algo; ele o leva para casa, alimenta-o e o examina, acabando por encontrar um machucado em sua perta e decide cuidar do animal até que sua saúde melhore, para que ele possa voltar as ruas. Mas, ao contrário do que esperava, James acaba desenvolvendo um carinho enorme pelo gato, e há todos os indícios de que o amor é recíproco. A partir dai, James e Bob formam um tipe invencível; James e Bob contra o mundo. 
Uma história real que nos mostra, com uma pitada de humor, a vida de alguém que já passara por todas as provações possível, e que luta para recomeçar.

" Todo mundo merece um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa."


Assim que recebi o livro, o que mais me chamou a atenção foi a capa; ela é simplesmente maravilhosa! E eu, amante de gatos, não poderia deixar de admirar essa coisa linda! haha Isto é, além da da ótima diagramação e da ilustração das páginas!



O livro, apesar de narrar a história real de James, o autor, não é nada parecido com qualquer outra biografia que eu tenha lido. Muito pelo contrário, o livro está mais para o humorístico, cheio de frases engraçadas e que nos levam a pensar.
Depois de ler o livro, é difícil dizer a quem eu me apaguei mais: James ou Bob. É simplesmente apaixonante o modo como eles se tornaram a ancora de salvamento um do do outro; a amizade, cumplicidade e amor compartilhado entre eles é de deixar qualquer um com inveja.
Bob é o gato mais inteligente que já vi - ou li, no caso. Não é segredo para ninguém que os gatos são super inteligentes, mas Bob é diferente; ele também é compreensivo e um ótimo companheiro - além de possuir olhares sarcásticos. 
James é uma pessoa maravilhosa, apesar das pessoas com quem convive não se darem conta disto. Durante todo o livro sempre me perguntei o porquê dele ter se tornado um viciado em drogas e um morador de rua e, quando finalmente me foi revelado o motivo que o levara a isso, senti ainda mais simpatia por ele.
Escrito em primeira pessoa, o autor trás ao leitor todas as suas perspectivas de sua vida antes e depois de ter conhecido Bob - inclusive, ele nos explica o porquê de ter nomeado o animal com este nome. A escrita é fácil e sem palavras consideradas de baixo calão, sendo assim, pode ser lido por qualquer idade.
Portanto, se você gosta de animais tão fofos quanto inteligentes, e de histórias lotadas de amor e respeito, super lhe recomendo este livro.


Estes são James e Bob:

Adquira já seu exemplar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários